Artista do mês - Korn

quarta-feira, abril 04, 2007
“Laughing As People Die”. Nem mais. Qualquer coisa como, “rindo enquanto as pessoas morrem”. Agradável? Claro que não - provocador. Constituídos por James “Munky” Shaffer, Brian “Head” Welch, Reginald “Fieldy Snuts” Arvizn e David Silveria, os LAPD nasceram em 1993 apenas para alguns meses depois e já na companhia de Jonathan Davis mudarem de nome e darem origem a uma das mais populares bandas de new-metal do pós-grunge.
Rebaptizados Korn, os rapazes de Bakersfield, Califórnia, gravaram a primeira demo ainda em 1993. No ano seguinte, já sob a chancela da Epic Records, estrearam-se com um álbum homónimo e partiram para a estrada. As primeiras partes de concertos de Marilyn Manson, Ozzy Osbourne, Megadeth ou 311, entre outros mais obscuros, deram-lhes popularidade. “Korn” chegou a disco de ouro e valeu à banda a primeira nomeação para um Grammy por Melhor Actuação de Metal. Estava montada a rampa de lançamento para o sucesso.
Em Outubro de 1996, surgiu o segundo álbum de originais. “Life is Peachy” entrou directamente para a terceira posição do Top 200 da Billboard e resultou noutra nomeação para o Grammy de “Best Metal Performance”, desta feita pelo tema “No Place to Hide”. O disco foi dupla platina nos EUA e vendeu um total de mais de três milhões de exemplares. Reis e senhores do seu domínio, os Korn criaram a própria etiqueta em 97, a Elementree Records, e passaram a fazer um programa semanal na Internet, onde respondiam a perguntas dos fãs e convidavam vedetas alternativas, como a estrela do cinema pornográfico Ron Jeremy. Ao mesmo tempo, preparavam-se para lançar o maior sucesso da carreira deles.
1998 foi o ano da consagração dos californianos. O álbum “Follow The Leader” chegou à primeira posição dos tops norte-americano e canadiano, vendeu dez milhões de cópias em todo o mundo, arrecadou cinco discos de platina e abriu espaço para a criação da tourné “Family Values”, que culminou no lançamento de um CD e de um DVD. Já o single “Freak on a Leash” fez um sucesso tal que se tornou a bandeira da banda, com o teledisco a ser premiado com o Grammy para Melhor Vídeo e com os prémios da MTV para Melhor Vídeo de Rock e para a Melhor Edição de Imagem.
Seguiu-se o álbum “Issues”, em 1999, cujo primeiro single estreou num episódio da série South Park em que os Korn ajudam os rapazes a resolver um mistério. A seguir veio “Untouchables”, um trabalho mais negro e gótico, que inclui aquela que se diz ser a canção preferida de Jonathan Davis, “Hollow Life”. Em 2003, ainda houve tempo para “Take a Look in The Mirror” e, por fim, em 2005, “See You On the Other Side”.
Entretanto, o guitarrista “Head” abandonou a banda para se dedicar à vocação cristã. Em 2006, foi a vez de David Silveria fazer uma pausa e lançar o caos entre os membros do grupo. Com vários temas preparados para um novo LP, tiveram de procurar um novo baterista. O sortudo foi Terry Bozzio, que já está, dizem os outros membros da banda, a levar a sonoridade dos Korn noutra direcção: a da técnica.
Em Dezembro de 2006, nos estúdios da MTV em Nova Iorque, os Korn protagonizaram um momento único na história do Metal. Interpretaram para uma audiência de 50 privilegiados alguns dos seus maiores temas em versão acústica. Lançado em Março, o álbum “MTV Unplugged: Korn” entrou directamente para a nona posição dos tops de vendas. O single volta a ser “Freak on a Leash”, mas com uma participação muito especial: Amy Lee, dos Evanescence.

0 comentários: